EMILIO GOMARIZ



“Spectrum Cube”


“Spectrum Horizont”

Emilio Gomariz é certamente um exemplo que nos tem despertado imensa atenção nos últimos tempos no que se refere a arte digital. Este artista, natural de uma pequena cidade chamada Alcoy, localizada na costa leste de Espanha na região de Valência, é o responsável por detrás do sucesso do bem concebido Triangulation Blog, uma plataforma de base diária, focada essencialmente na estética digital que começou em 2010 enquanto pesquisa experimental e abstracta. Hoje, Triangulation Blog é uma das principais referências contemporâneas online funcionando como uma forte fonte de inspiração e um ponto de encontro obrigatório para mais de 11.000 seguidores envolvidos ou não no mesmo campo artístico.

Enquanto artista, Emilio explora uma vasta área de diferentes ambientes digitais que são na sua maioria exportados como formato GIF, demonstrando em alguns dos casos, o seu interesse em campos afetados pelo o erro e ruído, experimentando pigmentos RGB de modo a criar falhas estáticas e em movimento, que graças à sua envolvência posterior com engenharia técnica em desenho industrial, permite-lhe de certa forma estar mais familiarizado com este tipo de concepção num universo tridimensional e virtual.

Inspirado por computadores e toda a sua interface, Emilio tem vindo a trabalhar em pequenas ‘performances de desktop’ registadas em video, criando vários tipos de manifestações a partir do uso do sistema operacional do Macintosh enquanto ferramenta. Acaba de lançar um novo website onde todas essas suas experiências são coletadas, o cmdshift3.net. Entre elas atribuímos destaque para a série “Spectrum” onde Emilio, utilizando o recurso a elementos do Mac OS X, elabora uma série de coreografias no ambiente de trabalho através da organização e animação manual de janelas e pastas coloridas. Emilio afirma que tudo começou por mera coincidência, sentindo-se motivado a experimentar mais ‘ferramentas’ com atributos que não lhe foram destinados num desempenho que qualquer pessoa à partida poderia fazer (mas que ninguém fez). Emilio apresenta assim um conjunto de peças realmente extraordinárias e movido pela boa reacção a esta primeira série, encontra-se em Londres a desenvolver a sua próxima série OS X que irá ser exposta no mês de Abril como parte do NOVA Festival em São Paulo.

EMILIO GOMARIZ
.